Artigos Espaço Terra Mística Terapia Xamânica Terapia Xamânica Xamanismo

Terapias Xamânicas

Ao iniciar um processo de cura dentro das terapias xamânicas, o indivíduo deve estar ciente de alguns fatores que o auxiliarão prontamente durante o tratamento. Primeiramente, qualquer terapeuta somente pode auxiliar quem realmente quer encontrar seu caminho de cura,ou seja, o paciente deve ter a real intenção de buscar sua cura, caso contrário, nenhum terapeuta ou profissional poderá auxiliar de maneira efetiva. Segundo, o indivíduo deve ter um grau de comprometimento com seu processo, entendendo que o terapeuta é um canal, uma ponte para que possa auxiliar o indivíduo na busca de si próprio e na compreensão e harmonização de sua estrutura emocional, física, espiritual e mental.

Sempre sugerimos que o paciente experimente mais de uma sessão terapêutica, para que o processo de sua jornada de cura tenha uma seqüência.

Por que isso? Porquê o xamanismo propõe-se principalmente a entender e a transformar não somente o indivíduo mais harmonizado consigo mesmo e com suas mais profundas intenções e essência, bem como conscientizar como funciona o ambiente, seja pessoal, cultural ou social, em que ele atua e vive, para assim poder estar atuando de forma consciente

Com estas técnicas o paciente experimenta a exploração de variados níveis de consciência e cura, em conexão com seu corpo, instinto e Eu Superior. Desperta e vivencia o processo de auto-cura e de liberação energética de padrões e condicionamentos que afetam negativamente a sua vida. Exerce a conexão com seu poder pessoal, tomando as rédeas de sua vida e de seu próprio processo curativo, bem como aprende com as experiências passadas de forma produtiva para seu presente e para gerar visões positivas e escolhas sensatas e felizes para seu futuro.

RESGATE DE ALMA

No xamanismo acredita-se que parte da “alma” humana, composta de energia, é livre para deixar nosso corpo, tanto que xamãs podem expandir seu estado de consciência para viajar em busca de conhecimentos e poderes, inclusive resgata-los para seus pacientes. Ao longo de nossas vidas, vamos sofrendo uma série de traumas, abusos, e outras situações que vão “enfraquecendo” a alma, até que em algum dado momento um choque maior provoca o que em alguns sistemas xamânicos se denomina “perda”, ou fragmentação da alma, para evitar danos maiores. Alguns consideram também que vários fatores nos debilitam, fazendo com que percamos habilidades emocionais. Parte dessa energia pode não voltar por si só para a essência integral do indivíduo, ocasionando sintomas como desânimo, apatia, falta de habilidade para lidar com situações, depressão, somatizações, falta de foco, sendo necessário um auxílio de um terapeuta xamã. Com este objetivo, a terapia com resgate de alma quando necessária proporciona que o paciente possa vivenciar o resgate de seus fragmentos, tornando-se mais inteiro e preenchido de sua própria energia, não deixando espaços abertos para energias alheias ou de terceiros, sendo mais produtivo em prol de si mesmo. Com mais energia, nos desenredamos nós mesmos de nossos problemas e assim, busco ser uma facilitadora desse processo de cura muito bonito onde a pessoa experimenta um “voltar para casa” de seus fragmentos dissociados ou apartados em situações ocorridas em sua vida. Para saber mais>>

CURA NA LINHA DO TEMPO

Todos nós temos uma “memória” em nossa mente profunda, inconsciente, que são como velhas fotografias ou artefatos de um “museu emocional” que guardam energia seja de alegria, tristeza, traumas, eventos passados que vão ficando guardadas em nosso campo energético ou em partes do nosso corpo. Desde que nascemos, até o presente, inclusive o que projetamos para nosso futuro, são acolhidos por nós seja consciente ou inconscientemente e influenciam nossas vidas. Decisões e acordos, sofrimentos, situações que ocorreram, memórias genéticas de nossos antepassados, padrões, crenças, estão em nós e podem ser manejados e liberados energeticamente para que possamos recuperar habilidades perdidas, para que possamos compreender determinadas situações, emoções ou repetições de comportamentos em nossas vidas, que tanto podem ter sido gerados por circunstâncias que vivemos, por pessoas próximas a nós naquele momento, ou terem sido compreendidas em momentos em que não tínhamos a maturidade do presente para compreender, acordos inconscientes e decisões que se petrificaram e não nos deixam seguir adiante em busca de uma vida mais centrada e focada no que queremos. Durante uma sessão de cura na linha do tempo, o paciente experimenta essas fases e fatos de sua vida, buscando a origem do que é necessário liberar energeticamente para que ele possa se libertar e seguir adiante com mais foco sua vida, repadronizando seu novo ser, liberando-se daquilo que não lhe é mais necessário. Pode experimentar como será seu futuro ao liberar acordos e decisões que não lhe são mais úteis, padrões e comportamentos que não lhe são saudáveis, tornando-o um ser mais leve e centrado em direção à realização plena do seu ser, pode, também estar liberando toda uma carga genética familiar, limpando não somente a si, mas toda sua linhagem para uma cura mais eficaz e original de si e dos outros. É uma das terapias mais completas e poderosas na linha xamânica de liberação energética.

EXORCISMO XAMÂNICO

O exorcismo xamânico auxilia o indivíduo a conhecer as energias que concebe ou que deixa instalar-se, sejam intrusas, ou criadas pela própria pessoa, inclusive acordos passados e aceitações de padrões que não lhe pertencem e são incorporados em sua vida como sendo seus. Quando a pessoa sente-se bloqueada, obsedada por algo que parece, ou pode, estar sendo-lhe enviado, ou gerado em seus quatro níveis: físico, mental, espiritual e emocional, bloqueando e afetando seu acesso ao seu conhecimento essencial e a sua capacidade de autocura.

Há “demônios” com os quais lutamos, porém do ponto-de-vista das terapias xamânicas, esses chamados “demônios” podem ser oriundos de diversos fatores e origens, desde personalidades manufaturadas, criadas, herdadas, por nós mesmos, que realmente sabotam nossa vida com dúvidas acerca de nossa capacidade, como aquela vozinha falando que você nunca vai conseguir, que foi criada há tanto tempo atrás quando as probabilidades de você conseguir não eram tão boas quanto agora que você está muito mais capaz e consciente de suas capacidades. Outro foco que o exorcismo xamânico também trabalha é que assuntos que não foram completamente resolvidos também prendem a energia de pessoas conosco, quer sejam pessoas vivas que passaram por nossa vida ou alguém que já se foi, ou até mesmo pessoas com as quais nem mais contato temos, ou qualquer tipo de relação que foi findada e ficaram resquícios. Relacionamentos ou elos que “morreram”, mas não foram completamente resolvidos mantém parte da energia de uma pessoa com a outra, e a presença dessa pessoa continua ali e tanto você como a outra pessoa têm o direito de receber sua parcela de energia de volta para tornar-se inteiro. Há também aquelas entidades as quais chamamos de “targs”, que são energias não criadas por nós, nem são parte de outrem, mas possuem algum tipo de inteligência e função, saboreando determinado tipo de qualidade de energia que produzimos, alimentando-se, e compartilhando a mesma dimensão que o indivíduo, e que em algum momento em que a pessoa não estava completa de si “encostou-se” e a pessoa sente-se obsedada por uma energia da qual desconhece a origem. Um exorcismo xamânico auxilia no reconhecimento e na liberação dessas energias de forma tranquila e compreensiva.

LIMPEZAS E HARMONIZAÇÕES

A “limpia” como chamam os andinos, ou as limpezas, são formas de liberação energética. Sempre digo às pessoas que nos procuram que eles já chegam com as “panelinhas que não querem brincar mais” penduradas e os ajudamos a retirar aquele entulho que não lhe pertence ou você não quer mais que pertença a você porque já cumpriu o seu papel. Porque isso? Simples, porque durante o dia, ou durante nossa vida, armazenamos em nosso corpo energético pensamentos, memórias, palavras, imagens e, principalmente, somos imãs em potencial quando queremos ou quando estamos dispostos, a famosa esponja, de coisas que não nos pertencem. Fora esse fato, carregamos conosco uma série de “artefatos emocionais” que alojam-se no campo energético ou no corpo da pessoa como hologramas que podem ser retirados com o uso de uma técnica específica de liberação dessas energias a qual chamamos de “limpeza e reequilíbrio energético” e que é a primeira etapa em qualquer de nossas sessões terapêuticas. A limpeza permite um estado de leveza onde o paciente fica mais aberto e conectado a sua própria energia, ao seu corpo, mente, emoção e espírito, ou seja, ele se coloca muito mais inteiro e disposto para a cura durante uma sessão terapêutica ou algum outro trabalho em rodas de cura ou grupos e cursos. Quando trabalhamos com um número maior de pessoas, lançamos mão de ervas medicinais, penas e outros acessórios que já são “programados” para essa mesma função que é: colocar a pessoa conectada e centrada em sua energia para que possa estar aproveitando o melhor de si no seu processo de cura.

REPADRONIZAÇÃO ATRAVÉS DO EU SUPERIOR

Podemos perder determinadas habilidades e potencialidades no decorrer de nossas vidas ou até mesmo querer recuperar habilidades que acreditamos ter de vidas passadas. O Eu Superior, para os xamãs Kahunas (Havaianos) ele está mais ou menos há 2m de distância do nosso centro de poder no topo da cabeça, em outras tradições ele está mais longe e próximo ao Universo, porém é lá no nosso Eu Superior que está o nosso “mapa da perfeição”, onde estão nossas habilidades e potencialidades, nossa essência de quem realmente somos, e essas habilidades que julgamos terem sido “perdidas” ou almejadas podem ser reintegradas nesse “mapa da perfeição” para que voltem a ser entendidas no nosso presente pelas nossas células, pelo nosso corpo, pela nossa mente, emoção, espírito, sendo assim, despertar também o que há de melhor em nós, buscar nossos potenciais e habilidades também é um processo de cura muito bonito e intenso. A cura também se dá dessa forma, quando encontramos o melhor de nós, e não somente quando decidimos mexer na “lama” ou no que pensamos estar errado conosco.

ACONSELHAMENTO XAMÂNICO E JORNADAS

Toda e qualquer ação em direção à cura é válida. E sempre dizemos aos que buscam vir aprender conosco: “você pode ser o melhor terapeuta do mundo, mas somente poderá facilitar uma cura se a pessoa desejosa de cura também quiser ser curada”. Ou seja, todo terapeuta, em nossa concepção, é um facilitador da cura, o curador é VOCÊ. E essa é nossa humilde posição, a de podermos interpretar como as energias ou como você mesmo está tentando lhe enviar sinais de que algo não está funcionando bem, ou como uma energia está querendo lhe falar para lhe ajudar a curar. Buscamos a Beleza em nossos grupos, cursos e atendimentos. A Beleza é medicina, conforme os Navajo, é tudo aquilo que te põe em conexão, é a abundância em todos os sentidos, é a construção de uma estrada bela e frutífera tanto para você como para aqueles ao seu redor e às gerações seguintes. Caminhar na Beleza é também saber CAMINHAR CONFORME SUAS PALAVRAS, é ser quem realmente você diz quem é, é juntar palavra+ação, e não somente ficar no mundo das idéias do que você poderia ser, mas ser quem você é, pois palavra é poder e a ação é o fruto da sua idéia posta em prática. Estando mais centrado, mais sensato consigo mesmo, estamos sendo mais sensatos dentro da grande teia da vida, somos um nó dessa teia, e com certeza ela reflete em nossa vida em todos os níveis, nas pessoas com as quais nos relacionamos, no nosso grupo e também no nosso PLANETA.

INSTRUMENTOS

Utilizamos em nossas terapias, grupos e cursos muitos instrumentos. Eles acalmam a mente ordinária, aquela mente mundana que nos é necessária no cotidiano, mas que muitas vezes passa o dia tagarelando e não deixando que escutemos nossa voz interior onde mora o verdadeiro conhecimento de cada um de nós. Mantras em lakota, canções com muita alegria, tambores, chocalhos, chanupa wakan (cachimbo sagrado para orações), ervas medicinais, plumas de condor, essências, flores, oferendas, também buscamos integrar harmoniosamente em nossos trabalhos e jornadas.

Paz e Gratidão,

Menkaiká e Stefan Frank

Você Também Pode Gostar

Scroll Up