fbpx
Mulher Xamânica Sagrado Feminino

Compreenda seus ritmos e ciclos e use-os a seu favor

Vamos falar o óbvio, o de que pouco ou nada a sociedade respeita ritmos e ciclos pessoais. Ela tem um sistema próprio onde a maioria corre atrás para se encaixar, gerando ansiedade, privações, burnouts, culpa e frustração em muitos de nós.

Ficamos adoecidos com um ritmo e padrão imposto. Vivemos no piloto automático e, deixamos, muitas vezes, de viver para apenas sobreviver.

Você deve estar se perguntando como sair dessa armadilha “das areias movediças do tempo” e no meio disso tudo encontrar o ritmo adequado e o respeito aos seus ciclos.

Eu, pessoalmente, lutei muito essa batalha. Gosto de flexibilidade, de recolhimento, de expansão, de virar noite acordada, ou dormir com “as galinhas”.

Até compreender que eu não iria “funcionar” dentro de um padrão, sentia uma culpa avassaladora de que eu não era produtiva, que era preguiçosa ou extremamente limitada.

Como mulher, percebi que teria que criar um espaço-tempo completamente novo para mim. E acredito, que muitas de vocês, e também os homens, já estão um tanto fartos de terem que se ajustar a rotinas que ignoram seus ritmos.

Faz sentido para você?

A chave para isso é autoconhecimento.

Muitas pessoas tem ciclo circadiano matutino, vespertino ou intermediário. Isso significa que temos ritmos e disposição diferentes diários. Isso está no seu DNA. Por isso, muitos lutam para mudar hábitos e se sentem frustrados quando não obtém êxito.

Eu decidi parar essa batalha e comecei a observar meus ritmos e ciclos lunares para virar isso ao meu favor, mesmo tendo que cumprir determinadas rotinas “impostas” pelas responsabilidades.

Procure perceber-se e tome as rédeas da sua disposição e energia.

Comece percebendo por um período como você se sente manhã, tarde, noite, madrugada. Qual momento você tem mais pique e em qual você precisa relaxar.

Lembre-se que se você se sente travado em suas atividades, talvez precise de mais pausas para o ócio, pois ele antecede a criatividade, além de proporcionar saúde. O “não-fazer” é algo muito xamânico. Crie tempo para os seus “não-fazeres” e perceberás mais clareza, foco e criatividade em sua vida.

Note como se sente nas fases da lua, nos dias chuvosos, nos dias quentes ou frios. Nas estações do ano.

Existem ritmos internos e externos que acontecem em todos os níveis do seu ser.

Enquanto a roda da vida dança ao seu redor, aprenda a dançar com ela com a sabedoria e a medicina vinda da sua própria roda de cura interna.

Abra espaço para as suas “horas de poder” e use os ritmos e ciclos a seu favor.

Seu corpo, sua mente, suas emoções e seu espírito irão agradecer.

Com carinho,

Tatiana Menhaika